Ficha do projeto

Designação do projeto | Plano de Internacionalização da DKT

Código do projeto | NORTE-02-0752-FEDER-020926

Objetivo principal | OT 3 – Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção | Norte

Entidade beneficiária | D.K.T. – Representações, Lda

Data da aprovação | 27-01-2017

Data de início | 01-06-2016

Data de conclusão | 31-05-2018

Custo total elegível | 388 232,50 €

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 174 704,63 €

Objetivos, atividades e resultados esperados

A DKT é uma empresa de referência no mercado escolar, que se encontra direcionada, estrategicamente organizada e orientada para os seus clientes potenciando a interação com os mesmos na busca de uma resposta atempada e célere às necessidades dos consumidores, procurando o destaque pela diferenciação e pela capacidade de reinventar no desenvolvimento de cada uma das suas coleções. Atualmente, é responsável pelo design e pela produção de produtos mochilas, cadernos, estojos de marcas, bem como pelo seu lançamento nos mercados nacional e internacional.

No âmbito do presente projeto, a empresa tem como objetivos desenvolver produtos de excelência, que superem as expetativas dos clientes, garantir a sua sustentabilidade, expandir as áreas de negócio para mercados emergentes e, desta forma, crescer significativamente e desenvolver-se internacionalmente.

Com o intuito de ser reconhecida internacionalmente como uma empresa inovadora no mercado ‘Back to School’, bem como tornar-se uma referência no desenvolvimento de coleções de produtos escolares e acessórios de moda, a DKT pretende entrar em novos mercados assim como alargar a carteira de clientes nos mercados onde já atua. Deste modo, a direção de crescimento do promotor passa pela extensão de mercado, lançando os produtos atuais em novos mercados. Para concretizar a estratégia mencionada são propostas seguintes atividades inovadoras:

Atividades de Marketing
(i) Conhecimento de mercados externos: participação em feiras internacionais do setor (com o objetivo de reforçar a sua notoriedade nos mercados, através da apresentação dos seus produtos e tendências;

(ii) Presença na web, através da economia digital: desenvolvimento de website, disponível em várias línguas, onde serão apresentadas informações relativas aos produtos comercializados pela empresa, como preços, cores e tamanhos, com o intuito de torná-los acessíveis a qualquer parte do mundo;

(iii) Desenvolvimento e promoção internacional de marcas (ações de promoção): extensão do registo de marcas com o objetivo de identificar os produtos junto dos mercados externos e diferenciá-los da concorrência;

(iv) Prospeção e presença em mercados internacionais de forma a angariar novos clientes, assim como potenciar a visibilidade e notoriedade nos mercados internacionais;

(v) Marketing Internacional: desenvolvimento de catálogos e amostras, que serão utilizados nas feiras e ações de prospeção, permitindo que a empresa demonstre os produtos que comercializa.

Atividades Organizacionais
(i) Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas: contratação de dois técnicos qualificados, para a área Comercial/ Marketing, que terão como funções apoiar a estratégia de internacionalização, impulsionar a presença do promotor nos novos mercados, angariar novos clientes nos mercados onde a empresa já opera, conquistar novos clientes através das ações de prospeção e da presença em feiras, entre outras.